ECOARK: EDIFÍCIO ECOLÓGICO FEITO COM GARRAFAS PET RECICLADAS

Publicado: 30/06/2017

Construir um edifício ecológico utilizando garrafas de plástico recicladas além de ser vanguarda é a forma perfeita de transformar um problema ambiental em uma oportunidade sustentável.


    O pavilhão EcoARK localizado em Taiwan na cidade de Taipei, ocupa uma área de 2 mil metros quadrados, e é um ponto de referência para os “prédios verdes”. Construído a partir de 1,5 milhões de garrafas plásticas recicladas, o pavilhão é surpreendentemente forte para suportar incêndios, furacões e terremotos! O pavilhão custou US$ 3 milhões, é alimentado por energia solar e foi projetado sob o mantra “Reduzir, Reutilizar e Reciclar.”

    O pavilhão EcoARK foi construído em 2010 para ser usado como uma sala de exposições durante o Taipei International Flora Expo, e depois de 7 anos, continua a espalhar a sua mensagem de sustentabilidade e prova de resistência do plástico na construção civil. Embora Taiwan é o lar de um dos programas de reciclagem mais respeitados do mundo, o país consome milhões de garrafas PET por ano.

    Para espalhar a consciência sobre os resíduos de plástico, o Far Eastern Group, um dos maiores fabricantes mundiais de produtos para animais, encarregou o jovem arquiteto Arthur Huang, co-fundador e diretor da empresa Miniwiz – Sustainable Energy Development, para projetar e construir o inovador EcoARK.


    O edifício tem três andares com anfiteatro, salão de exposições e espaço para museu. Sua altura equivalente a um edifício de nove andares onde foram utilizadas 1,5 milhão de garrafas de material reciclado. O EcoARK atende a mais critérios de sustentabilidade além da reciclagem, pois o edifício ainda utiliza água da chuva coletada para o seu sistema resfriamento além de captar energia do sol durante o dia para iluminá-lo durante a noite.

    Sua estrutura foi feita unicamente de Polli-Bricks, que tem um design inspirado na colmeia de abelhas, mas feita de “tijolos” de garrafas plásticas recicladas. O Polli-Brick tem um encaixe perfeito para formar uma estrutura modulada que é presa por uma malha metálica, e depois revestido por uma capa de acrílico feito de uma substância não inflamável para proteger o Polli-Brick do fogo e das chuvas.

    As garrafas permitem que o ar dentro delas atue como um isolante térmico, e graças a ventilação natural, o edifício permanece fresco sem ar condicionado. Além de proporcionar esse conforto térmico no ambiente interno, o material plástico dos tijolos permite a passagem de luz natural, diminuindo a necessidade de iluminação artificial no interior do pavilhão. Juntamente com uma placa de LED para iluminar a fachada, criando efeitos de luz fascinantes. O EcoARK é uma edificação totalmente modulada, reciclável e pode ser desmontada e levada a qualquer lugar do mundo.

Fonte: Stylo Urbano

Voltar